O escritor Rafael Fava Belúzio é o convidado do Sempre Um Papo para o debate sobre o livro “Quatro clics em Paulo Leminski” (Editora UFPR), resultado do estudo do doutorado do autor, sobre a obra do poeta, que completa 80 anos em 2024. O evento acontece no dia 15 de outubro, terça-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21), com entrada gratuita. A conversa terá a mediação da jornalista Jozane Faleiro. Essa edição do Sempre Um Papo tem o patrocínio da Cemig e Emgea, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
O livro “Quatro clics em Paulo Leminski” tem prefácio assinado por Viviana Bosi, professora Livre-Docente em Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP). “Uma qualidade empolgante deste livro é que, ao mergulhar em sua leitura, vamos nos impregnando do tom e do jeito de ser do próprio Leminski. Graças ao estilo de escrita de Rafael, somos convidados a entrar para o convívio do poeta, como se ele, o seu crítico e nós, seus leitores, formássemos afinal um só diamante. […] A partir da poesia de Leminski, o estudioso reflete sobre as facetas do sujeito lírico cindido ou fragmentado na obra de numerosos poetas, abrindo um leque que principia no romantismo e vem desaguar nos contemporâneos — questão que atravessa a modernidade. […] O estilo ensaístico do pesquisador permite a errância através da poesia brasileira — leitor entusiasta, que quer nos guiar por um espectro amplo, circulando à volta do ator principal”.
Rafael Fava Belúzio é graduado em Letras (UFV) e em Filosofia (UFMG); possui mestrado sobre Álvares de Azevedo e doutorado sobre Paulo Leminski, ambos em Estudos Literários: Literatura Brasileira (UFMG). Atualmente, é pós-doutorando do CNPq e do PPGL-Ufes. É autor do livro de ensaio Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de Lira dos vinte anos (Scriptum, 2015), e organizador do volume “Sou poeta menor, perdoai”: Manuel Bandeira pela crítica contemporânea (Alameda Editorial, 2023). Publicou também as plaquetes de poemas Opus 3 (Espectro Editorial, 2017) e Opus 10 (Tipografia do Zé, 2023) e o livro de crônicas 1929 (Impressões de Minas, 2020). Coordena, junto com Andréa Sirihal Werkema, a Coleção Crítica Contemporânea, na Alameda Editorial.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Rafael Fava Belúzio
Dia 15 de outubro, terça-feira, 19h30
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Comments