Inscrições para oficinas estão abertas até o dia 21 de outubro, programação
passa por três regionais da capital
Dia 1º de outubro, celebra-se o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa - instituído em 2006, pela Lei nº 11.433, e em 1990, pela Organização das Nações Unidas (ONU), respectivamente. Entre seus diversos objetivos, as datas propõem pensar na importância de um envelhecimento digno. Em Belo Horizonte, o projeto “VIVA! Memória e presença 60+ na cidade” garante que o público idoso possa desfrutar de atividades culturais gratuitas durante todo o mês de outubro. A iniciativa tem o objetivo de promover interação social, engajamento e o acesso à cultura dessa população.
Além de oficinas de escrita e de dança contemporânea, o projeto conta com Baile Dançante, aberto ao público, conduzido pela banda “Veronez e seu conjunto”, com edições no dia 19 e 26 de outubro. A programação já passou pelo Centro Cultural Jardim Guanabara, na regional Norte, e agora segue no Centro Cultural Usina de Cultura, na regional Nordeste, e para o Centro Cultural Urucuia, no Barreiro. As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 21 de outubro.
A proposta é criar espaços de interação entre a população 60+, de forma descentralizada pela cidade. “Muitas vezes os eventos culturais ficam restritos ao centro e majoritariamente não são focados nas necessidades e vivências da terceira idade. O VIVA! busca acabar com essa lacuna e engajar esse público criativamente”, segundo Alê Abreu, da Afinal, Cultura, idealizadora do projeto.
Entre as atividades que cada um dos bairros vai receber está o Baile Dançante, com repertório repleto de clássicos que atravessam a vida e a memória do público idoso. Quem lidera a festa é Marcelo Veronez, grande ator e cantor, com passagens pela Anthonio Escola de Canto e Primeiro Ato Centro de Dança. As canções vão da década de 1940 a 1960 e não vão deixar ninguém parado.
Para quem quiser ir se preparando para o baile, ainda tem a oficina de dança contemporânea, conduzida pelo bailarino Bernardo Gondim. Os encontros irão se atentar a atributos essenciais para dança, como percepção do espaço, velocidade e equilíbrio. Será uma jornada de entendimento do corpo para pessoas idosas, de qualquer gênero.
Ainda na programação, a atriz, contadora de histórias e doutoranda em literaturas de língua portuguesa, Fabiana Brasil, promove oficina de escrita e de contação de histórias voltada para mulheres - cis e trans. A proposta é oferecer um espaço de compartilhamento de vivências, estimulando a habilidade de transformar memórias em histórias para contar.
O VIVA! Memória e presença 60+ na cidade é uma realização da Afinal, Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio da Rede Mater Dei de Saúde.
SERVIÇO
VIVA! Memória e presença 60+ na cidade
24 de setembro a 26 de outubro
Local: Centro Cultural Jardim Guanabara, Usina de Cultura e Urucuia
Belo Horizonte (MG)
Gratuito
*Inscrições prévias presenciais para as oficinas
PROGRAMAÇÃO
Centro Cultural Usina de CulturaRua Dom Cabral, 765 - Ipiranga, Belo Horizonte – MG
Oficina de dança contemporânea: dias 15, 16 e 17/10, das 09h às 12h.
Baile Dançante: dia 19/10, das 16h às 18h
Centro Cultural UrucuiaRua W-3, 500 - Pongelupe, Belo Horizonte – MG
Oficina de escrita e de contação de histórias para mulheres: dias 23, 24 e 25/10, das 14h às 17h.Inscrições presenciais de 02 a 21/10, das 09h às 18h
Oficina de dança contemporânea: dias 23, 24 e 25/10, das 09h às 12h.Inscrições presenciais de 02 a 21/10, das 09h às 18h
Baile Dançante: dia 26/10, das 16h às 18h
Mayra Lopes |Doizum Comunicações
+55.31.3889.0364 | 99795.0364
Comments