Empresas ganham em produtividade e vínculo quando investem em incentivos
Iniciativas de valorização da equipe, como a entrega de presentes corporativos, têm se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento e a motivação nas empresas. Ao final de um ano de trabalho intenso, reconhecer o esforço das equipes por meio de ações como bônus, prêmios e cestas de Natal fortalece o vínculo entre empregador e colaborador, criando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Empresas que adotam essa prática conseguem impactar diretamente a satisfação dos funcionários, o que, por sua vez, melhora os resultados gerais da organização.
Os presentes corporativos também podem promover o espírito de equipe e a integração entre os colegas. Esses itens podem incluir experiências de bem-estar, como day spa, além de doações para causas sociais em nome dos funcionários, ou mesmo kits personalizados que envolvam a participação de toda a equipe. Essa abordagem reforça o sentimento de pertencimento e contribui para a construção de uma cultura corporativa mais humanizada e engajada.
“Oferecer um presente coletivo e uma cesta de Natal é uma combinação poderosa. Enquanto o presente coletivo incentiva a interação entre os funcionários, a cesta de Natal oferece uma lembrança pessoal e familiar, alinhando o agradecimento da empresa com o contexto das festividades de fim de ano. Vejo nas cestas de Natal uma forma de reconhecer o trabalho dos colaboradores e levar a eles um presente que simboliza cuidado e gratidão”, explica Gustavo Defendi, empresário com mais de 20 anos de experiência no setor de cestas básicas e cestas de Natal, ressaltando o valor simbólico desse presente.
“A cesta é mais que uma lembrança é uma forma de agradecer por todo o empenho. É algo que os colaboradores esperam e valorizam, pois faz parte da cultura de muitas empresas”, continua.
Além de promover a satisfação interna, essas ações de reconhecimento ajudam a melhorar a imagem da empresa no mercado. Colaboradores que se sentem valorizados têm mais chances de se tornarem embaixadores da marca, promovendo a organização como um bom lugar para trabalhar, o que facilita a atração de novos talentos e fortalece a retenção de funcionários.
“As empresas que investem em presentes e ações de valorização no final do ano garantem não só um aumento na satisfação de seus colaboradores, mas também uma cultura organizacional mais coesa e um ambiente de trabalho mais colaborativo”, finaliza o empresário.
Gustavo Defendi é sócio-diretor da Real Cestas, empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de cestas básicas. Possui experiência corporativa, financeira e contábil no mercado da indústria alimentícia, gestão financeira, inteligência de negócios, estratégia e inteligência de mercado.Formação acadêmica na Escola de Engenharia Mauá e MBA em Estratégia de Mercado na Fundação Getúlio Vargas. Certificação para conselheiro no IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Comments