Você sabia que a massagem no couro cabeludo promove benefícios para os fios? A Dra. Ane Melo da Clínica de transplante capilar Pineapple Hair irá explicar cada um deles.
Nos dias atuais, todos nós estamos sempre correndo, estressados e tensos, pedindo por uma massagem para relaxar no final de uma rotina cansativa. Mas, você sabia que a massagem promove mais do que apenas o relaxamento corporal?
A massoterapia traz diversos benefícios para o organismo, como o estímulo da circulação sanguínea, redução de dores corporais, diminuição dos níveis de cortisol (hormônio do estresse), melhora da imunidade e eliminação das toxinas e resíduos metabólicos. Contudo, a massagem no couro cabeludo promove vantagens para aqueles que sofrem com a queda capilar. Confira!
Benefícios do estímulo no couro cabeludo:
1.Crescimento capilar: Por ser aplicada diretamente nos folículos capilares, a técnica influencia no crescimento dos fios. “Pesquisas indicam que a massagem no couro cabeludo pode ter um impacto positivo no crescimento capilar, especialmente em casos de alopecia androgenética. O estímulo físico atua em várias vias de sinalização, como a Wnt, que é essencial para a ativação das células-tronco dos folículos capilares, promovendo a renovação e crescimento dos fios. Além disso, o efeito mecânico da massagem pode alterar a expressão gênica relacionada ao desenvolvimento capilar, estimulando a proliferação celular e o aumento de densidade capilar.”, relata a especialista em transplante capilar.
2.Redução do estresse: A técnica reduz os níveis de cortisol e adrenalina, aumentando os níveis de dopamina e serotonina. “A massagem no couro cabeludo reduz os níveis de cortisol, o principal hormônio do estresse, que pode contribuir para a queda capilar. Além disso, ajuda a relaxar os músculos, aliviando tensões e proporcionando uma sensação de bem-estar geral. Em um estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science, observou-se que os participantes que receberam massagem no couro cabeludo apresentaram níveis mais baixos de estresse e de pressão arterial.”, explica a doutora.
3.Diminuição da pressão arterial: O estímulo diminui a pressão, uma das consequências dos níveis de estresse. “Pesquisas demonstram que a massagem no couro cabeludo pode auxiliar na diminuição da pressão arterial. O relaxamento gerado pelo estímulo manual melhora a resposta do sistema nervoso parassimpático, que controla a pressão e os batimentos cardíacos, promovendo uma sensação de calma. Um estudo realizado com trabalhadores de escritório revelou uma redução significativa na pressão arterial após sessões regulares de massagem no couro cabeludo.”, enfatiza a especialista Ane Melo.
4.Ativação da circulação sanguínea: A massagem promove a circulação sanguínea, aumentando o transporte de sangue para os folículos pilosos. “A massagem no couro cabeludo estimula a circulação sanguínea local, promovendo maior fluxo de nutrientes e oxigênio para os folículos capilares. Esse aumento de circulação também pode influenciar na regeneração dos fios. A literatura sugere que a manipulação do couro cabeludo estimula o crescimento capilar ao ativar a circulação sanguínea e ao gerar uma leve inflamação, que pode desencadear a regeneração dos tecidos.”, diz a profissional.
5.Combate a caspa: Com os movimentos circulares, ocorre um estímulo no couro cabeludo, promovendo o descolamento da caspa e impedindo a sua formação. “A massagem regular no couro cabeludo ajuda a remover as células mortas e a melhorar a descamação do couro cabeludo, reduzindo a formação de caspa. A estimulação também contribui para a regulação da produção de sebo, o que evita o acúmulo de oleosidade excessiva que pode piorar a condição. Esse efeito esfoliante, combinado com a circulação melhorada, ajuda a manter o couro cabeludo mais saudável e livre de irritações.”, finaliza a doutora.
Após a explicação da Dra. Ane Melo, especialista em transplante capilar na clínica Pineapple Hair, vimos que a massagem capilar traz inúmeros benefícios para quem a faz. Então, estimule o seu couro cabeludo para uma vida mais relaxante e com um menor nível de estresse!
Comentarios