top of page

História de como Eloy Casagrande entrou na banda Slipknot utilizando IA ganha destaque na App Store


Baterista aprendeu 32 músicas complexas, com domínio dos arranjos de forma completa, em cerca de 2 meses; narrativa é contada na campanha "Ways to Learn"


São Paulo, outubro de 2024 - No universo da música, a precisão e a prática são essenciais. Para o músico brasileiro Eloy Casagrande, baterista do Slipknot, essas habilidades foram potencializadas por uma ferramenta chamada Moises: aplicativo que, por meio de inteligência artificial, permitiu ao artista isolar instrumentos, ajustar tempos e criar loops de sessões específicas para estudo detalhado durante o processo das audições. A missão conquistada a partir do uso do app foi aprender 32 músicas complexas, com domínio completo dos arranjos de bateria, em cerca de 2 meses, período entre a sua chegada oficial na banda e a primeira performance em abril de 2024.

 

A Moises é um aplicativo criado para músicos e produtores que permite acessar recursos de aprendizado e produção musical poderosos por meio da inteligência artificial. Disponível na App Store, a ferramenta oferece funcionalidades como separação de voz e instrumentos, reconhecimento de tom, acordes e BPM, transferência de timbre de voz, além de outros recursos que visam tornar a prática de músicas mais acessível e dinâmica. 

 

Desde seu lançamento, o aplicativo tem sido adotado por músicos ao redor do mundo como uma ferramenta para aperfeiçoamento de habilidades. “Usar a Moises foi como ter um estúdio inteiro na palma da mão. Pude ajustar os detalhes de cada música, isolar os instrumentos que precisava focar e me preparar de uma maneira mais eficaz do que teria sido possível sem a tecnologia. Foi uma ferramenta fundamental para minha preparação e que me ajudou a alcançar o nível de perfeição necessário para tocar com uma banda como o Slipknot,” afirma Eloy.

 

Ways to Learn

A história de Eloy Casagrande com a Moises será contada na App Store, em uma campanha especial, como parte da iniciativa global “Ways to Learn”, que celebra o impacto dos aplicativos na educação e no aprendizado. Fundado por brasileiros do nordeste do país,  o aplicativo foi reconhecido pela App Store como um exemplo de inovação tecnológica no mundo da música, dado seu impacto na forma como os músicos aprendem e se aperfeiçoam. 

 

Geraldo Ramos, cofundador e CEO da Moises comenta que “o objetivo sempre foi facilitar o aprendizado e produção musical e dar a músicos de todos os níveis as ferramentas que precisam para evoluir”. Para Jardson Almeida, cofundador e CDO da startup,  “a história de Eloy Casagrande mostra como ele pode ser utilizado em situações extremamente desafiadoras, e estamos muito felizes de ver esse sucesso sendo reconhecido pela App Store.”

 

A campanha da App Store coincide com a vinda da banda Slipknot ao Brasil, que se apresentou no Knotfest Brasil nos dias 19 e 20 de outubro no Allianz Parque, em São Paulo. 

 

 

Sobre a Music.AI

A Music.AI é uma das principais provedoras de soluções em IA focada em áudio e música, utilizada por gravadoras, agências, empresas de tecnologia e desenvolvedores. Mais de 50 milhões de usuários aproveitam as ferramentas alimentadas pela plataforma Music.AI, para processar mais de um 2,5 milhões de minutos de áudio diariamente. É a empresa criadora da Moises, o aplicativo líder em criação musical com IA, que revoluciona a forma como os artistas transformam suas ideias musicais em realidade. O app foi selecionado pelo Google como um dos melhores de 2021 na categoria de “melhores para crescimento pessoal”, ficando à frente de milhões de softwares em 19 países. 

 

Sobre Eloy Casagrande

Eloy Casagrande começou sua carreira musical aos 7 anos de idade e rapidamente se destacou como um prodígio na bateria. Ao longo de 12 anos, foi baterista da lendária banda Sepultura, e em 2024, foi anunciado como o mais novo membro do Slipknot, um dos grupos de metal mais influentes do mundo. A trajetória de Eloy é marcada por dedicação, talento e paixão pela música, e ele é considerado um dos maiores bateristas de sua geração.

Comments


bottom of page