O grande campeão foi o Armazém Medeiros, com o prato “Eu não tenho medo de comer quietinho”: cupim assado com molho especial da casa, queijo coalho, melado de cana e alecrim. O bar, que foi vice-campeão na edição passada, homenageou o grupo Só Pra Contrariar (SPC). “Quero começar agradecendo à minha equipe, que trabalhou com dedicação e paixão para oferecer o melhor aos nossos clientes. Parabenizo também os organizadores do Botecar, que tornam esse festival mais incrível a cada edição. É uma felicidade imensa conquistar o primeiro lugar em um universo de 39 bares, todos com pratos magníficos. Agradeço a Deus, que nos honrou com esse resultado, e, claro, aos nossos clientes que confiaram no nosso trabalho e nos deram essa vitória. Esse reconhecimento é de todos nós” comemora Marcílio Cruz, proprietário do Armazém Medeiros.
Confira os outros vencedores:
2º lugar: Bistrô Garagem do Gunda
Prato: Tentação Cruel – joelho de porco assado e pururucado com redução de rapadura, polenta de milho verde, ora-pro-nóbis, tomate confit refogado no alho e rodelas de milho tostadas. O prato homenageou o cantor Marcelinho de Lima.
3º lugar: Bar do Kxote
Prato: Amor de Primavera – panhoca italiana à mineira, recheada com fraldinha desfiada, molho da casa e creme de queijo minas, acompanhada de palitos de batata recheados com bacon e salada de rúcula, alho-poró e tomate cereja. A homenagem foi para a dupla Di Paullo e Paulino.
4º lugar: Novo Barba
Prato: Tropeiro de Cantinga – tropeiro de feijão-fradinho com espeto de torresmo de barriga, mandioca cozida na manteiga de garrafa e geleia de pimenta. O cantor Paulinho Pedra Azul foi o homenageado.
5º lugar: Adega e Churrasco
Prato: Banho de Manjericão – cupim desfiado ao molho especial da casa, creme de mandioca na manteiga, queijo parmesão, creme de leite e cheiro-verde. O prato homenageou a cantora Clara Nunes.
Sabores Musicais: a fusão de gastronomia e arte
Em sua 8ª edição, o Festival Botecar celebrou o tema “Sabores Musicais”, unindo a rica tradição gastronômica mineira à arte. Os bares criaram pratos inspirados em músicos e canções do estado, usando carnes típicas e ingredientes regionais. Além da criatividade, o festival democratizou a experiência, com pratos a preços acessíveis, de R$ 30 a R$ 44,90. “O evento reafirmou a conexão entre cultura, música e gastronomia, fortalecendo a identidade de Belo Horizonte como a capital dos botecos”, destaca o organizador do evento Antônio Lúcio Martins.
O Botecar 2024 é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo - Descentra Cultura e conta com o patrocínio da CAIXA e Governo Federal, CEMIG, Sebrae, Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, Petra - cerveja oficial do festival e Del Maipo. Apoio: Cachaça Decisão. Promoção: Encontro, Estado de Minas, TV Alterosa, Light FM e Destake. Realização: AL2 Eventos e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais - Governo de Minas Gerais
コメント